Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 21, 2018

LULA 0X3!!!

Imagem
A condenação de Lula: a Justiça contra a Democraciapor Thomas Bustamante* — publicado 24/01/2018 21h18
Lula em Porto Alegre / Foto: Ricardo Stuckert

Todo juiz em uma democracia deveria estar ciente de um paradoxo que inevitavelmente circunda a sua atividade: por um lado, ao abraçar a magistratura, uma pessoa se investe de um poder que não é concedido a ninguém mais em uma sociedade democrática; aos juízes, e àqueles que lhe são subordinados, é licitamente concedido o direito de exercer a coerção e a força em uma democracia. Por outro lado, apesar de ser reconhecido como autorizado a exercer a violência, o juiz deve conviver com a inevitável dúvida sobre sua legitimidade. Contra o judiciário pesa, invariavelmente, um ônus de argumentação, uma presunção de ilegitimidade de sua atuação, que só pode ser contornada de uma única maneira: por meio de uma atitude incondicional de respeito à legalidade e de uma justificação adequada para suas decisões. É na lei que a decisão – qualquer decisã…

NÃO EU!!

Desigualdade social Mundo tem um novo bilionário a cada dois diaspor Deutsche Welle — publicado 22/01/2018 11h10 Segundo estudo da ONG Oxfam, no Brasil, cinco pessoas têm patrimônio equivalente à metade da população m seu relatório anual sobre a desigualdadedivulgado nesta segunda-feira (22/01), a Oxfam, ONG de ajuda humanitária presentes em 94 países, revelou que 82% da riqueza gerada no mundo em 2017 foram parar nas mãos de 1% da população mais rica. No relatório Recompensem o trabalho, não a riqueza, a Oxfam explicou que, em 2017, o 1% mais rico elevou o seu patrimônio em 762 bilhões de dólares (cerca de 2,5 trilhões de reais), o suficiente para acabar sete vezes com a miséria no mundo. A Comissão de Combate à Fome de Oxford apontou que metade da população mundial não ficou com qualquer parcela dessa riqueza.
Segundo a Oxfam, houve um aumento histórico no número debilionários no mundo: "atualmente existem 2.043 bilionários no mundo e 9 em cada 10 são homens". Também foi o…