Postagens

Mostrando postagens de Julho 29, 2012

QUEM JULGA QUEM?

Imagem
E se o golpe de 2005 tivesse dado certo?

Um historiador inglês (Neill Ferguson, História virtual) se dedicou a pensar vias alternativas daquelas que triunfaram efetivamente na história realmente existente, como exercícios de pensamento sobre o que teria sido se não fosse. Por exemplo: e se a Alemanha de Hitler tivesse triunfado na Segunda Guerra? E se a URSS não tivesse desaparecido? E outras circunstâncias como essas.

No Brasil podemos pensar o que teria acontecido se várias tentativas de golpe militar – antes e depois da de 1964 – tivessem triunfado, o que teria acontecido com o Brasil. Um bom exercício também para entender o presente, quando as mesmas forças que protagonizaram essas tentativas no passado – as fracassadas e a vencedora de 1964 – se excitam de novo e, como toda força decadente, tratam de dar aos estertores da sua última tentativa, uma dimensão épica, que somente uma classe que não pode olhar para sua vergonhosa historia golpista, pode fazer. Juizes, jornalistas, polí…

UP NO FACE!!

UP NO FACE!!
AMIGOS E FAMILIA, VOU DAR UM UPGRADE NO FACE.
ENCERRAREI A CONTA TEMPORARIAMENTE.
SAIO DO VIRTUAL PARA ENTRAR NO REAL.
OU SERÁ O CONTRÁRIO??

MÚSICA PARA AGOSTO!

Imagem
Sonho Impossível Tradução português-Chico Buarque
http://letras.mus.br/chico-buarque/86054/
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão

DO BLOG "TERCEIRA METADE"

Imagem
Analfabeto de pai, mãe e nação
Segundo os resultados do inaf (Indicador do Analfabetismo Funcional), pesquisa organizada pelo Instituto Paulo Montenegro e pela organização não governamental Ação Educativa, apenas 35% das pessoas que terminam o ensino médio podem ser consideradas plenamente alfabetizadas. Em outras palavras: 65% das pessoas que concluem o ensino médio não conseguem ler um texto longo, analisando as informações nele contidas e relacionando as suas partes. Não conseguem distinguir fato de opinião nem chegar a nenhuma conclusão.   E as más notícias continuam: 38% das pessoas que terminam o ensino superior têm nível insuficiente de leitura e escrita. Isso não é novidade. Conheço um sem número de “profissionais” que mal sabem ler e escrever. Ainda de acordo com a pesquisa, somente 26% dos brasileiros podem ser considerados plenamente alfabetizados. O estudo indica que a massificação da educação no Brasil (segundo o IBGE, cerca de 30 milhões de estudantes ing…

ÁLBUM DE FIGURINHAS!!

Imagem
A editora Panini apresentou o álbum oficial de figurinhas do campeonato brasileiro de futebol 2012. Figurinhas desenhadas por Mauricio de Sousa e homenagem ao rei Pelé, além de cromos extras de jogadores transferidos no decorrer do Campeonato estão entre os principais diferenciais deste ano. Figurinhas podem ser uma coleção interessante. É o q chamamos de coleção finita. Fiz várias coleções ao longo da minha vida e sempre tentei mantê-las. Uma pequena coleção de selos, chaveiros, coleção de cartões telefônicos e  mais recentemente álbuns de figurinhas.  Tb tenho uma pequena coleção de DVDs de filmes clássicos. Colecionar é um comportamento inserido na mania ou uma monomania, segundo Roque Teophilo, "todo e qualquer estado de excitação psíquica". Quem coleciona ativa esse estado de excitação, não patológico. Caso a necessidade de colecionar atrapalhe o cotidiano do sujeito, pode está em curso um transtorno obssessivo-compulsivo. Um dos grandes colecionadores da humanidade foi…