Postagens

Mostrando postagens de Março 11, 2012

UM TIME PARA CHAMAR DE SEU!!

Imagem

PSICOLOGIA CINQUENTENÁRIA

Imagem
A psicologia alcança 50 anos em 2012 aqui no Brasil. Vários eventos estão programados para comemorar a data de uma profissão cada vez mais importante para o entendimento do comportamento e da sociedade na qual esses manifestam-se.  A data diz respeito ao reconhecimento da profissão em 1962, em 27 de agosto, pelo então Presidente João Goulart q homologou o PL 4119, juntamente com os Ministros do Planejamento e da Educação, respectivos Francisco Brochado e Roberto Lyra . São seis capítulos que tratam da formação, direitos aos diplomados, funcionamento dos cursos de psicologia e revalidação de diplomas. A regulação e fiscalização do exercício profissional através do CFP e CRs, foi tratada em outra Lei. Apesar deste corte temporal, o surgimento  da Psicologia pode ser destacado em quatro momentos ao longo da história da humanidade: Antiguidade, Idade média, modernidade e contemporaneidade. Obviamente que embora entre os gregos a preocupação pela psiquê estivessse presente, a psicologia su…

BARCELONA-FINAL

Imagem
Há duas maneiras de se descrever Barcelona. A primeira é geopoliticamente.A outra maneira é pelos pés de Messi. De tudo o q foi dito nestas postagens sobre o Barcelona, o mais importante é salientar todo um processo histórico q desencadeou na contratação de Messi. Para ser um time vencedor hj, foi preciso enfrentar crises e superar problemas de convivência entre os jogadores. Vivenciou a transitoriedade imposta pelo próprio esporte,mas q na verdade reflete a vida e nossas existências. Ao encerrar o fantástico ciclo de Ronaldinho, iniciou-se o ciclo de Messi, hj o melhor jogador do mundo.  Nascido em Rosário, na Argentina, em 1987, começou aos sete anos no Newell's Old Boys e estreou no Barcelona em Novembro de 2003, aos 16 anos. Atualmente Messi recebe R$ 2.000.000,00 mensais e para sair do time a multa recisória  gira em torno de oitocentos milhões de reais. O Barcelona e Messi são a reserva mundial do futebol bem jogado, inebriante, cauteloso, centrado e estratégico, que vai na …

BARCELONA- PARTE III

Imagem
Há duas maneiras de se descrever Barcelona. A primeira é geopoliticamente.A outra maneira é pelos pés de Messi.Os Brasileiros q passaram pelo Barcelona, de modo raro, foram Marinho Peres,1974,  Roberto Dinamite, 1981, Romário, entre 92-95, Ronaldo, hj o buchudo, em 96-97 e Rivaldo, entre 98-99. O pioneiro foi Evaristo de Macedo, onde jogou de 1957 a 1962. A era Ronaldinho-Messi surge entre 2003-2008. Quando da chegada de Ronaldinho, o Barcelona passou por uma renovação. Saíram todos os holandeses, q vieram com Cruijff, a diretoria contratou outro holandês, o Técnico Rijkaard e consolidou-se uma colônia de brasileiros composta por Thiago Motta, Edmílson, Belletti, Sylvinho e Deco,naturalizado portugues. Em meio ao chamado Samba Team,destacou-se também a dupla ofensiva que Ronaldinho fazia com o camaronês Eto'o, completados por Henry, Larsson e o francês Giuly,  além dos espanhóis Xavi e o jovem Iniesta. Mais jovem ainda era a promessa argentina Lionel Messi, outro a vir das bases d…

BARCELONA-PARTE II

Imagem
Há duas maneiras de se descrever Barcelona. A primeira é geopoliticamente.A outra maneira é pelos pés de Messi. Nos anos 50, descobriu Di Stefano e com ele o clube viveu uma fase de grandes conquistas, mas depois atravessou um período de intensa escassez de titulos. Viu o Real Madrid, superá-lo no Campeonato Espanhol. Nos anos 70 teve em seu elenco o renomado Johan Cruijff, cuja transação financeira não foi autorizada pelo governo espanhol por ser a mais cara do futebol mundial à época. Cruijff Só conseguiu ser levado porque foi registrado oficialmente como uma peça de máquina agrícola. Nos anos 80, o time lançou-se para o mercado mundial de jogadores  montando grandes equipes,mas não superava a escassez de títulos. Técnicos como Menotti e craques da época da qualidade de Maradona, o alemão Bernd Schuster, Andoni Zubizarreta,  o inglês Gary Lineker e Brutagueno nunca souberam lidar com derrotas. Apenas na transição dos anos 80-90 é que o time começa  a configurar-se como nós o conhece…