AS FESTAS PAGÃS DE MAIO.


No hemisfério Norte os antigos povos europeus celebravam no mês de maio o desabrochar e desenvolvimento da Natureza, as roupagens de folhas e flores da Mãe Terra, o tempo quente, os instintos de acasalamento dos animais e os impulsos amorosos humanos, simbolizados no casamento sagrado do Deus Verde da Vegetação com a Donzela da Terra.Na Idade Média era costume damas e cavalheiros passearam nos bosques, liderados pela Rainha de Maio cavalgando uma égua branca e o seu parceiro, um corcel negro. Eles personificavam "A Senhora e O Senhor", Freyja e Frey, cuja união trazia as bênçãos da fertilização mágica da Natureza, vegetal, animal e humana. O Mastro de Maio a cujo redor os casais dançavam, representava o falo do "Deus Verde" fertilizando a terra e as mulheres. Estes antigos costumes e sua celebração nos festivais de Beltane( celta) e Walpurgis( nórdico) foram perseguidos e proibidos pela igreja cristã que os declarou”encontros de bruxas com o demônio”. Nos países celtas Beltane era originariamente um festival pastoral, transformado em festas com danças ao redor do mastro e fogueiras acesas nas colinas. As pessoas dançavam em roda, no sentido horário, para receber sorte e proteção, pulavam sobre as fogueiras e passeavam nos campos com tochas acesas para a purificação. Havia combates entre representantes dos poderes da luz e escuridão e sacrifícios, no inicio autênticos, depois encenando a morte do velho rei do inverno. No dia seguinte, galhos verdes eram trazidos dos bosques e colocados na frente das casas para proteção. O mastro enfeitado com flores e fitas era levado por jovens - vestidos de verde e com guirlandas de folhagens - em procissão pelas ruas, para simbolizar a nova vida e compartilhar os poderes criativos. Na próxima postagem, as festas pagãs de Maio na escandinávia, região norte da Europa q atualmente agrega Noruega, Dinamarca e Suécia, berço dos povos germânicos e dos vikings.

Comentários

  1. Sempre o Cristianismo Interferindo Na Liberdade da Sociedade...Claro que Nessa Epoca Era Bem Mais Forte Essa Restriçao da Liberdade de Expressao.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o seu blog. virei seguidor. Estou postando hoje uma historinha a respeito dos costumes medievais europeus e vieram a calhar seus esclarecimentos a respeito das festividades pagãs de maio! dê uma olhada em: http://cadernetadearmazem.blogspot.com
    Paulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

VAI QUEM QUER??

PARA O ÚLTIMO DIA DO ANO!!